terça-feira, 23 de março de 2010

Escolas municipais em contato com a história da cidade

Boa tarde, sul-mato grossenses! Conhecer a própria história é algo fundamental para a edificação da personalidade de qualquer cidadão. Saber as origens, raízes e história de nossos pais e familiares explicam uma parte também da nossa história. Com a cidade também é assim; é fundamental que nós saibamos a história do lugar de onde moramos.

A Rede Municipal de Ensino (REME) está trabalhando nesse sentido. Com o objetivo de estimular o interesse pela história de Campo Grande em seus alunos, 29 escolas da rede municipal receberão a exposição itinerante "Essa Morena Tem História", do fotógrafo Roberto Higa, que conta parte da história da evolução urbana de Campo Grande nos últimos 40 anos. A primeira escola a receber a exposição foi a EM Adair de Oliveira, no bairro Piratininga.

Ao todo, são em torno de 250 painéis de fotos que poderão ser contemplados pelos alunos durante uma semana em cada escola. Os alunos poderão conferir imagens da década de 70 até o presente momento, como a polêmica derrubada do Relógio da Rua 14 de Julho, inauguração do Estádio Morenão, a Avenida Afonso Pena onde hoje é o centro ainda com plantações de cana-de-açúcar, melancia e abóbora e a entrada do primeiro trator que deu início a construção do Parque dos Poderes.

Roberto Higa é uma das maiores referências em fotografia do Mato Grosso do Sul. Dedicou toda sua carreira ao ofício de registrar as cidades sul-mato-grossenses, suas particularidades e seu povo. Trabalhou nos principais veículos de comunicação de Campo Grande e participou ativamente da cobertura de momentos históricos da região, como a divisão e fundação de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: