terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto Córrego Limpo: sucesso no monitoramento da qualidade da água de Campo Grande


Os campo-grandenses já têm muitos motivos para se orgulhar do programa de controle de qualidade de água executado na capital: o projeto Córrego Limpo, que completa um ano, apresenta resultados mais que positivos!

Para garantir o bom uso da água - tanto hoje como para as futuras gerações - é fundamental o conhecimento e o monitoramento das condições qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos disponíveis na cidade. E é exatamente aí que o Córrego limpo se insere.

Todos os dias, nossa água é analisada e os resultados são enviados para a Divisão de Fiscalização de Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), que divulga os índices da Qualidade da Água (IQA) por meio de placas espalhadas em 99 pontos de coletas. A empresa Águas Guariroba também realiza coleta em pontos em conjunto com técnicos da Semadur.

Isso acontece porque, há um ano, os setores de licenciamento e monitoramento ambiental foram individualizados pela Prefeitura, o que propiciou mais impacto com ações na preservação do meio ambiente.

E assim foi implementado o projetoCórrego Limpo”, que passou a acompanhar de perto todos os empreendimentos que lançam efluentes (produtos líquidos produzidos por indústrias ou resultante do esgoto domésticos urbanos que são lançados no meio ambiente nos córregos da Capital.

É importante ressaltar que, com a implantação desse sistema de monitoramento, é possivel dar cumprimento ao que determina a legislação ambiental. Quem ganha com isso? Eu, você, a cidade, a natureza. Congratulo a todos os envolvidos nesse belíssimo trabalho, que permite com que Campo Grande veja sempre além.

Nenhum comentário: