terça-feira, 9 de julho de 2013

A união faz a força!

Com o objetivo de unir esforços para melhorar a saúde pública de Mato Grosso do Sul, ajudamos a viabilizar, por meio da nossa Secretaria, a realização do Bandeira Científica, em Coxim. Pelo projeto, mais de 30 profissionais, entre alunos e professores do curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), fizeram um mutirão para atendimento da população e realização de procedimentos cirúrgicos ginecológicos.

O projeto oportunizou em Coxim tanto avanços sociais quanto na área da saúde. Trabalhamos para que o Bandeira Científica pudesse ser o mais proveitoso possível! Agora qualquer cidade vai querer receber essa expedição. Fiquei muito satisfeito com os resultados positivos!

Durante o mutirão, que durou uma semana, os habitantes de Coxim tiveram a oportunidade de ser atendidos por mais de 30 profissionais voluntários. Cerca de 250 coxinenses receberam atendimento. Uma equipe multidisciplinar foi enviada a Coxim para realizar triagem com exames clínicos e diagnósticos por imagem de ultrassom e raios X das pacientes. A partir da triagem, as mulheres receberam encaminhamento para procedimento cirúrgico. Pelo projeto, elas foram operadas e já no dia seguinte receberam alta, graças ao método da videolaparoscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva.

O Bandeira Científica busca atender cidades remotas, e Coxim se encaixou, de acordo com o médico Maurício Abrão, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, por ter um hospital que atende todos os pré-requisitos da expedição. O Hospital Regional Álvaro Fontoura, onde os procedimentos foram realizados, disponibilizou duas salas de centro cirúrgico, onde foram operadas 34 mulheres em apenas quatro dias. Abrão acredita que os efeitos do projeto serão a longo prazo. “Não são só ações pontuais. Isso se sustenta pela repercussão na região e motivação dos médicos e enfermeiros locais”, afirmou.

A iniciativa e o trabalho do prefeito de Coxim, Aluízio São José e da equipe da Secretaria de Saúde do município foram fundamentais para que a expedição pudesse ser realizada. Parabenizo o prefeito Aluízio e a sua equipe, que trabalharam muito para a viabilização e execução deste projeto, fazendo com que Coxim fosse a primeira cidade a receber expedição cirúrgica, escolhida entre várias cidades de todo o País.

Aluízio também ficou satisfeito com a união dos esforços, e disse que em poucos dias pôde contabilizar os benefícios para a população. Ele defende a ampliação das parcerias para melhorar a condição de vida e do atendimento a saúde da população. “Ao ampliar a integração dos nossos profissionais de saúde com a faculdade de medicina da USP, podemos tornar o Hospital Regional Álvaro Fontoura uma referência na saúde da mulher em Mato Grosso do Sul”, disse Aluízio, que completou: “ O sucesso deste projeto nos deixa a certeza de que, com a união de esforços, estaremos assumindo a condição de protagonistas em busca de mudanças para um futuro melhor na saúde pública de nosso Estado”.

Estamos conseguindo, com a nossa Secretaria, obter ótimas conquistas para a população e resultados que fazem com que Mato Grosso do Sul se desenvolva cada vez mais!
Equipe do Bandeira Científica realizando cirurgia

Prefeito Aluízio conversando com a equipe da expedição

Reunião com os médicos o projeto

Nenhum comentário: