segunda-feira, 22 de julho de 2013

No dia da chegada do Papa ao Brasil, uma volta ao passado com o Memorial

Estátua do Papa João Paulo II (Foto: Álvaro Rezende - Correio do Estado)
Hoje o Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro para participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio, e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). A JMJ foi criada pelo Papa João Paulo II em 1984, para reunir jovens católicos de todo o mundo e levar a mensagem de Jesus Cristo.

Por causa deste importante momento, me lembrei com muito carinho de quando construímos o Memorial do Papa, em 2007, no local onde o papa João Paulo II realizou uma missa campal, em 17 de outubro de 1991. Com certeza foi um dos momentos mais marcantes da nossa administração!

O local ficou para sempre marcado na memória dos campo-grandenses como “área do Papa”, em homenagem ao Papa João Paulo II, um dos papas mais queridos da era moderna.

O Memorial tem no chão o desenho de um cálice e uma hóstia, além da escultura do Papa João Paulo II com quatro metros: com uma mão o Papa abençoa a cidade e na outra segura uma pomba, símbolo da paz. Atrás da imagem, há uma galeria com placas destacando todos os papas da Igreja Católica, desde São Pedro até Bento XVI.

Nenhum comentário: