quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A partir de hoje, os governos de mais de 170 países organizam uma série de atividades para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o objetivo de aumentar as taxas de aleitamento, tendo em vista que apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O número preocupa porque aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e crianças pequenas, e uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência.

Este ano, a Campanha do Aleitamento 2013 foi lançada no Brasil com uma recomendação: Tão importante quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você, visando enfatizar aos profissionais de saúde a necessidade de um atendimento especial às mulheres em período de amamentação. Um fato que merece atenção é que, por falta de informação, muitas mães abrem mão do aleitamento, que é a única forma recomendada para bebês até os seis meses de idade.

Outro dado importante é que o Brasil tem a maior rede de bancos de leite do mundo, com 210 unidades e 117 postos de coleta. Por ano, são coletados em média 166 mil litros de leite humano que beneficiam, aproximadamente, 170 mil recém-nascidos, segundo dados do Ministério da Saúde. A mamãe que puder doar leite, doe.

Nenhum comentário: