terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mais da metade dos campo-grandenses estão com excesso de peso

Li uma notícia, dias atrás, que me deixou muito preocupado! Segundo o Ministério da Saúde, 56% dos campo-grandenses estão com excesso de peso. É o maior índice do País! O percentual de homens com excesso de peso é maior que as mulheres. Entre eles, o problema é de 61,4%, enquanto entre elas, o índice é de 51,6%.

Tanto a população quanto o poder público devem ficar alertas sobre este problema! O poder público deve investir em obras e ações para incentivar o consumo de alimentos saudáveis e a prática regular de exercícios físicos. Durante nossa administração, investimos na produção de alimentos orgânicos, criando 125 hortas agroecológicas e feiras de orgânicos na Praça do Rádio e no Paço Municipal, além de oferecer assistência técnica completa para os produtores. Implantamos o ônibus Verdurão, para educar e levar as verduras orgânicas até os bairros e escolas.

Também construímos 60 academias ao ar livre, que fazem o maior sucesso! Promovíamos, gratuitamente, o Belmar Fitness (aulão de ginástica mais conhecido de Campo Grande), o Domingo na Avenida, o Movimente-se, para estimular a prática regular e orientada de exercícios físicos, o Pelc – Vida Saudável, voltado para pessoas acima dos 45 anos, entre outros projetos.

Para os idosos, construímos o Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, que oferecia 27 atividades para mais de três mil idosos, entre elas, aulas de capoeira, alongamento, ginástica, hidroginástica, tudo orientado por profissionais especializados.

Além disso, investimos na construção de ciclovias. De 20,7 km em 2004, hoje temos mais de 90 km. Também criamos quatro parques lineares, o Cabaças, Segredo, Imbirussu e Lagoa, além do Complexo Bandeiras, para que as pessoas pudessem caminhar, fazer atividades ao ar livre e ter uma vida mais saudável.

A prática de exercícios e alimentação saudável precisa continuar a ser incentivada, para que não figuremos mais como a capital cuja população tem mais excesso de peso do País! Todos temos que combater o sedentarismo e a má alimentação, para prevenir doenças e promover a saúde!

Feira de orgânicos no Paço Municipal

Ônibus verdurão

Belmar Fitness

Academia ao ar livre

Ciclovia da Av.  Gury Marques

Equipamentos comunitários - Parque Linear do Segredo

Orla Morena

Aula de hidroginástica no Vovó Ziza


Nenhum comentário: