quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Novembro azul

Cristo Redentor iluminado de azul

Como médico urologista, hoje gostaria de falar para vocês da importância da campanha Novembro Azul , criada para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante este mês, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos. O tema da campanha - Um Toque, um Drible - pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata, sendo que esta doença é uma das causas mais frequentes de mortes na população masculina, com o crescimento de 120% nos últimos 34 anos.

Os homens não tem costume de ir regularmente ao médico, sei disso porque muitas vezes atendia pacientes que eram levados até o consultório “arrastados” por suas mulheres.

Infelizmente, a não realização de exames de rotina é a principal causa destes números. Muitos procuram os médicos quando já apresentam alguma enfermidade e, normalmente, já em estado avançado. Como diz o velho ditado, “prevenir é melhor do que remediar”...

Nenhum comentário: